
Gêneros do discurso
Seguindo o modelo proposto por Swales (1990), entendemos que a organização retórica do artigo acadêmico é composta de movimentos que expressam funções retóricas. Estes movimentos são compostos por unidades menores, ou passos (steps), que podem ser obrigatórias ou opcionais.

Linguística de Corpus
Reconhece a língua como um sistema probabilístico, no qual os traços linguísticos (lexicais, estruturais, pragmáticos e discursivos) não ocorrem todos com a mesma regularidade, nem de forma aleatória, mas de modo padronizado. A partir da análise de grandes quantidades de dados da língua em uso, armazenados digitalmente, são identificados os padrões linguísticos recorrentes (Berber Sardinha, 2004; 2021).

Key Feature Analysis
É um método para identificar características léxico-gramaticais que são chave em uma dada variedade de texto, obtidas pela comparação de frequência e dispersão das características frente a um corpus de referência (Biber; Egbert, 2020; Egbert; Biber, 2023).

Aprendizagem direcionada por dados
A aprendizagem direcionada por dados, do inglês Data Driven Learning, consiste no “uso de ferramentas e técnicas da Linguística de Corpus para fins pedagógicos” (Gilquin; Granger, 2010, p. 359). A pesquisa do InPACT irá orientar o desenvolvimento de ferramentas online para a produção de textos mais convencionais, oferecendo soluções para problemas que ocorrem durante o processo de produção da escrita acadêmica em inglês.